Sonda Juno vai levar três bonecos Lego ao espaço

Objetivo é chamar a atenção do público para a importância da pesquisa planetária

EFE |

Divulgação/Lego
Bonequinhos Júpiter, Juno e Galileu serão mandandos para o espaço em missão da Nasa
Três bonecos da Lego que representam os deuses romanos Júpiter e Juno e o célebre cientista Galileu Galilei irão em uma importante viagem de investigação à bordo da missão Juno, da agência espacial americana. A sonda impulsionada por energia solar, avaliada em 1,1 bilhão de dólares, será lançada no dia 5 de agosto, numa missão de cinco anos em direção ao planeta Júpiter.

"A escolha de Galileu é óbvia, devido a seu papel como grande cientista e sua descoberta de várias das luas de Júpiter", disse Andrew Arnold, porta-voz da fabricante de brinquedos.

Além disso, a Lego decidiu incluir Juno, deusa da maternidade na mitologia romana e protetora das mulheres, em homenagem ao nome da missão e à Júpiter, o principal deus do panteão romano, que dá nome ao planeta a ser visitado.

Os bonecos foram criados em alumínio especialmente para esta missão, que será lançada nesta sexta-feira do Centro Espacial Kennedy da Nasa em Cabo Canaveral (Flórida).

A Lego colabora com a Nasa para conscientizar o público da importância da pesquisa planetária e enviou anteriormente outros brinquedos espaciais, como uma réplica de uma nave, com o objetivo de estimular as crianças a se interessarem pela ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática.

A missão Juno partirá na sexta-feira em um foguete Atlas V para chegar a Júpiter em julho de 2016. A nave orbitará no planeta durante um ano terrestre, o que representa 33 voltas, antes de cair em sua superfície.

O objetivo principal da missão é entender a origem e a evolução de Júpiter, assim como seu papel na formação dos demais planetas e a influência de seu potente campo magnético.

    Leia tudo sobre: espaçonasalego

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG