Sonda fotografa nova aurora no pólo norte de Saturno

O planeta Saturno tem um tipo de aurora boreal que faz brilhar sua calota polar e que é diferente de todas as demais auroras conhecidas no Sistema Solar. O fenômeno foi captado por instrumentos da sonda Cassini, da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e da Agência Espacial Européia (ESA).

Agência Estado |

Nunca vimos uma aurora como esta, afirmou o cientista britânico Tom Stallard, em nota distribuída pelas agências espaciais. A descoberta é descrita na edição desta semana da revista científica Nature .

Não é apenas um anel de auroras, como vemos em Júpiter ou na Terra. Essa aurora cobre uma área enorme do pólo. Nossas idéias atuais sobre o que provoca a aurora de Saturno prevêem que a região deveria estar vazia, então encontrar uma aurora brilhante ali é uma surpresa fantástica. Auroras são provocadas por partículas carregadas que fluem ao longo das linhas de força do campo magnético do planeta para a atmosfera. São partículas do Sol que causam as auroras da Terra. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia tudo sobre: sonda