Sete minutos de exercício por semana podem prevenir diabete

Por Michael Kahn LONDRES (Reuters) - Exercícios físicos rigorosos de pelo menos três minutos de duração podem ajudar a evitar o diabete ao atuar no controle do açúcar no sangue, disseram pesquisadores britânicos na quarta-feira.

Reuters |

As descobertas publicadas no jornal BioMed Central Endocrine Disorders sugerem que pessoas incapazes de cumprir as diretrizes governamentais aconselhando que se faça exercício de moderado a vigoroso durante várias horas por semana podem se beneficiar com a atividade física.

"Essa é uma quantidade de exercício tão pequena que você pode fazer sem suar a camisa", disse James Timmons, da Heriot-Watt University, em Edimburgo, que chefiou o estudo.

"Você pode conseguir o mesmo efeito fazendo isso do que fazendo horas e horas de treinamento toda semana."

O diabete tipo 2, que afeta cerca de 246 milhões de adultos em todo o mundo e é responsável por 6 por cento de todas as mortes, é uma condição na qual o corpo perde aos poucos a capacidade de usar a insulina de forma apropriada para converter alimentos em energia.

Dieta muito estrita e exercícios vigorosos, regulares e constantes podem reverter o diabete tipo 2, mas isso pode ser difícil para muitas pessoas. A condição é fortemente associada à inatividade.

Timmons e sua equipe mostraram que apenas sete minutos de exercício por semana ajudaram um grupo de 16 homens na faixa dos 20 e poucos anos a controlar a sua insulina.

Os voluntários, que a não ser pelo fato de estarem um pouco fora de forma eram saudáveis, pedalaram uma bicicleta ergométrica quatro vezes por dia em séries de 30 segundos duas vezes por semana.

Depois de duas semanas, os jovens apresentaram melhora de 23 por cento na eficiência da insulina para tirar a glicose, ou o açúcar do sangue, da corrente sanguínea, afirmou Timmons.

O efeito parece durar até 10 dias após a última série de exercícios, acrescentou ele em uma entrevista por telefone.

"A idéia básica é se você faz contrações musculares tensas enquanto corre ou anda de bicicleta você melhora a capacidade da insulina de remover a glicose da corrente sanguinea", disse Timmons.

Os resultados apontam uma maneira para pessoas que não têm tempo de se exercitar durante algumas horas por semana, como o recomendado, melhorarem a sua saúde, acrescentou ele.

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