Satélites europeus mapeiam mosquitos transmissores de doenças

Programa de combate às doenças combina pesquisa de campo com informações captadas pelos satélites sobre o habitat dos insetos

iG São Paulo |

Satélites da Agência Especial Europeia estão monitorando a distribuição de mosquitos em seus habitats. A iniciativa, chamada Vecmap, está testando a precisão do mapeamento de mosquitos transmissores de doenças na Europa para as agências de saúde pública e controladores de mosquitos regionais. Os testes começaram em 2009 nos Países Baixos, Reino Unido, Bélgica, França, Suíça e Itália.

"Sabemos muito pouco sobre a distribuição de vetores de doenças  como a dengue ou a febre do Nilo Ocidental, que são uma preocupação crescente na saúde pública em muitos países europeus", diz Michiel Kruijff, diretor técnico do ESA.

A falta de conhecimento está justamente na dificuldade em predizer a presença do mosquito, quantidade de insetos e riscos. Pois para isto, é necessário ter dados altamente detalhados, informação local frequente sobre o meio ambiente e também condições meteorológicas. "Há uma clara necessidade de mapas que mostrem onde os mosquitos têm sido detectados, onde eles poderiam ser e quando a população atingirá seu pico", disse

O projeto agora está sendo refinado e está previsto para serem testadas por usuários em vários países europeus durante as próximas duas temporadas de verão antes de ser comercializado. O programa combina dados do trabalho feito em campo com as informações dos satélites de observação da Terra. Entre as informações captadas pelos satélites estão: vegetação, temperatura da terra, umidade e corpos d'água.

    Leia tudo sobre: satéliteesamosquitosdengue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG