Rússia quer modernizar setor espacial

Segundo jornal, agência russa pretende realizar voo tripulado para alUa até 2030

AFP |

A Rússia pretende enviar missões para a Lua, Marte, Vênus e Júpiter, desenvolver um novo foguete e modernizar o setor espacial, em crise, até o ano de 2030, informa o jornal Kommerstant, que cita uma ambiciosa estratégia elaborada pela Roskosmos, a agência espacial russa.

"A Roskosmos não renuncia à exploração de outros planetas e prevê desenvolver uma série de missões par aprofundar o estudo da Lua, entre outras coisas, com robôs (incluindo trazer de volta à Terra mostras do solo), Vênus e Júpiter", explica o Kommerstant.

Segundo o documento obtido pelo jornal e que foi enviado na semana passada ao governo, a Roskomos pretende realizar até 2030 um "voo tripulado sobre a Lua seguido do envio de astronautas a sua superfície antes de trazê-los de volta à Terra", destaca o jornal.

Leia mais:
Rússia pretende enviar homem à Lua
Local exato da queda de sonda russa ainda é um mistério

Rússia lança 6 satélites americanos de telecomunicações

Empresas privadas disputam prêmio para chegar à Lua

"Além disso, a Roskosmos, em cooperação com sócios estrangeiros, pretende levar à Marte uma rede de estações científicas duradouras".

A agência espacial russa também deseja construir um novo foguete Angara, uma nova nave espacial para os voos tripulados e substituir as tecnologias soviéticas ainda utilizadas e que fracassaram diversas vezes ano passado.

Em 2011, a Rússia fracassou no momento de lançar satélites, uma nave de abastecimento para a Estação Espacial Internacional (ISS) e sua primeira missão de exploração interplanetária em 15 anos, a sonda marciana Phobos-Grunt.

O cosmódromo Vostotchni (Extremo Oriente russo) deve estar pronto para os lançamentos de satélites em 2015.

O Kommersant afirma que a Rússia investirá até 2015 em tecnologias estrangeiras para modernizar o setor, antes de retornar a partir de 2020 essencialmente a componentes russos.

    Leia tudo sobre: espaçoluarússia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG