Rússia lança 6 satélites americanos de telecomunicações

Evento foi o último do país em 2011, um ano marcado por problemas em vários lançamentos

AFP |

A Rússia lançou nesta quarta-feira (27) um foguete russo com seis satélites americanos de telecomunicações Globalstar-2, informou a agência espacial Roskosmos em um comunicado.

O lançamento ocorreu às 15H09 de Brasília do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, acrescentou a nota, destacando que a separação dos vários estágios do foguete ocorreu "normalmente".

A empresa Globalstar, baseada na Califórnia, oferece serviços de comunicação verbal e dados para empresas, agências governamentais e particulares. Os satélites americanos são fabricados pela companhia Thales Alenia Space.

O lançamento é o último previsto pela agência Roskosmos em 2011, que resultou ser um ano catastrófico após cinco fracassos espaciais.O último aconteceu em 23 de dezembro passado, quando um satélite russo de comunicações militares e civis Meridian caiu na Sibéria devido a uma avaria no foguete Soyuz, que deveria colocá-lo em órbita.

Em novembro, a agência espacial não conseguiu entrar em contato com a sonda Fobos-Grunt, que devia viajar a Marte na primeira missão interplanetária russa em 15 anos, devido a uma falha no lançamento, que pôs o foguete na órbita terrestre.

Em agosto, aconteceu um erro muito mais grave, quando falhou a decolagem de um foguete Soyuz para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS), o que provocou a suspensão durante três meses de lançamentos para a plataforma.

Estes fracassos coincidiram com o ano em que a Rússia comemorou o 50º aniversário do envio do primeiro homem ao espaço, o soviético Yuri Gagarin.

    Leia tudo sobre: rússiaespaçofoguetes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG