Retratos de uma explosão estelar

Imagens feitas pelo telescópio Hubble mostram a evolução dos restos de uma supernova

Alessandro Greco, especial para o iG |

NASA
Supernova 1987A: jovem e próxima da Terra
Estudar os restos de uma explosão não parece um trabalho muito atraente. Agora se o que estiver sendo visto for o que sobrou de uma supernova – nome dado pelos cientistas à forma como as estrelas com mais massa de uma galáxia morrem, explodindo – o assunto pode trazer insights sobre a formação de planetas, estrelas e consequentemente da vida existente no universo.

Pesquisadores liderados por Kevin France, da Universidade de Boulder, nos Estados Unidos publicaram nesta quinta-feira (2) um artigo na revista científica Science descrevendo a evolução da explosão de uma dessas supernovas, mais especificamente da chamada SN1987A que explodiu violentamente arremessando grandes quantidades de matéria e energia no seu entorno, ajudando a dar início a um novo ciclo na vida do universo. “No local em que a onda de choque gerada pela supernova encontra as nuvens interestelares, pode nascer a próxima geração de estrelas”, explicou France ao iG . Veja no vídeo abaixo a evolução da supernova:

A onda de choque da explosão viaja como uma pedra jogada em um lago tranqüilo, caminhando até encontrar uma resistência que a faça voltar; e ao encontrar com partículas no espaço, a colisão gera energia que pode ser fotografada.

A decisão de estudar a SN1987A não foi por acaso. Ela está relativamente perto da Terra (cerca de 160 mil anos luz). A esta distância, foi possível estudá-la em detalhes com as câmeras do Hubble. Na Via Láctea não existem bons exemplos de restos de supernovas, porque as existentes já têm centenas de milhares de anos de idade e não 23 anos como a SN1987A.

Em geral supernovas jovens estão muito longe para poderem ser estudadas em detalhe. “A SN1987A tem uma combinação única de juventude e proximidade da Terra”, disse France.

Leia tudo sobre: astronomiahubblesupernovas