Renas têm dificuldade de resfriar o corpo após corrida

Combinação complexa de estratégias permite que o animal sobreviva ao inverno ártico sem superaquecer o corpo

Renas do ártico: nem quentes, nem frias demais
As renas do ártico possuem uma grossa pelagem que as ajuda a sobreviver a invernos gelados. Mas elas também precisam se resfriar no inverno quando seu corpo se aquece ao correrem.

Agora, pesquisadores descobriram que a rena usa uma combinação de estratégias para se manter fresca. Arnoldus Blix, biólogo da Universidade de Tromso, na Noruega, e seus colegas descrevem suas descobertas no The Journal of Experimental Biology. "Você veste mais roupas no inverno. Se você correr e se aquecer, abre o casaco e tira o chapéu", disse Blix. "As renas não podem fazer isso; assim, observamos os mecanismos para saber como elas gerenciam a temperatura".