Rastreamento do genoma do arroz revela cruzamentos

Pesquisa genética mostra que subespécies de arroz cruzaram entre sim, apesar da distância de milhares de quilômetros entre si

Partes do genoma de duas subespécies de arroz são idênticos, apesar de terem histórias genéticas distintas
No mês passado, um estudo em The Proceedings of the National Academy of Sciences afirmou ter posto um fim à longa disputa sobre as duas maiores subespécies de arroz: indica e japonica . Os pesquisadores estudaram regiões de genes selecionadas e sugeriram que ambas tinham o mesmo ponto de origem, no vale chinês do Yangtze.

Contudo, um novo estudo publicado na revista científica PLoS Genetics sugere que a verdade é ainda mais sombria.

Os estudiosos pesquisaram o genoma completo dos dois tipos de arroz e determinaram que, apesar da semelhança de espécie em certas regiões dos genes, os dois tinham históricos genéticos distintos.

Os agricultores produzem as espécies independentemente, explicou o autor do estudo, Chung-I Wu, geneticista evolucionista do Instituto de Genética de Pequim e da Universidade de Chicago.

Ainda assim, as semelhanças indicam que as duas espécies repartem entre si algumas características desejáveis via cruzamento. “Alguém deve ter dado o arroz para uma aldeia e, em seguida, ele foi para uma localização próxima”, diz Wu. “Em cem anos, as características viajaram de mil a 2 mil quilômetros”.

Os pesquisadores sequenciaram 66 variedades de arroz – 22 variedades de arroz selvagem, indica e japonica . Embora existam exceções, o japonica normalmente cresce em zonas temperadas da Ásia, enquanto o indica cresce em regiões tropicais ou subtropicais.

A história do arroz é a mesma história sobre como a civilização humana progrediu via empréstimos. Wu finaliza: “A violação da propriedade intelectual ocorre desde o início da civilização. É por conta disso que hoje nós estamos comendo esse arroz”.

Leia tudo sobre: arrozgenoma