Rãs se comunicam por vibrações, dizem cientistas

O ato é um sinal de agressividade quando machos sentem seu território sendo invadido

The New York Times |

Muitos cientistas estudam como os animais se comunicam entre si usando sinais acústicos e visuais, além da interação física. Mas o efeito das vibrações geralmente é subestimado.

Agora, pesquisadores descobriram que as rãs de olhos vermelhos se comunicam entre si através de vibrações, causadas pela agitação de galhos de plantas.

A comunicação por vibração das rãs é considerada um ato agressivo que acontece na época do acasalamento
Quando uma rã-macho sente que outro macho pode estar transgredindo seu território, ela começa a se mover de maneira agressiva, contraindo e estendendo seus pequenos membros a cerca de 12 vezes por segundo, o que envia vibrações pela planta até a outra rã. Geralmente, o outro macho envia o mesmo sinal como resposta.

“Eles estão essencialmente fazendo flexões com suas pernas traseiras, mas flexões realmente rápidas”, disse Michael Caldwell, cientista de pós-doutorado no Instituto Smithsonian de Pesquisa Tropical e principal autor do estudo.

O ato é um sinal de agressividade masculina, testemunhado durante a estação de acasalamento das rãs. Os machos podem também enviar sinais acústicos uns aos outros, ou se envolverem em lutas físicas até que a rã mais fraca deixe o local, segundo Caldwell.

Após observar a agitação, ou tremulação, ele testou sua hipótese nas rãs simulando disputas territoriais, com o uso de uma rã robótica e um sacudidor mecânico.

Outros estudos mostraram que insetos enviam sinais através de plantas e árvores, mas esta foi a primeira demonstração de sinalizações com vibração em plantas em vertebrados. Ocorrências de macacos balançando galhos para outros, por exemplo, sempre foram interpretadas como uma forma visual de comunicação, explicou Caldwell.

O estudo é um resultado de sua pesquisa doutoral na Universidade de Boston e foi publicado na edição de 20 de maio da “Current Biology”.

(Por Sindya N. Bhanoo)