Projeto vai mapear genoma de cinco mil insetos

Pesquisadores querem criar banco de dados para facilitar o desenvolvimento de novos inseticidas e tratamentos contra doenças

Maria Fernanda Ziegler de Castro, iG São Paulo |

Um novo projeto colaborativo quer sequenciar o genoma de cinco mil insetos e outros artrópodes em cinco anos. A iniciativa que recebe o nome de i5k pretende aumentar a compreensão da biologia dos insetos e com isto criar novos inseticidas, descobrir novos tratamento de doenças e obter maior eficiência agrícola. A ideia acompanha a redução de custos para o sequenciamento genético por causa das melhorias tecnológicas.

Banco de dados com genoma de 5 mil insetos terá como resultado novas formas de pesticidas e inseticidas
"O sequenciamento genético de todos os insetos que são vetores de doenças em humanos vai permitir que cientistas reconheçam os ‘pontos fracos’ na biologia dos insetos que inspirem novos tratamentos. Um exemplo é a descoberta recente de substâncias que podem confundir mosquitos . Isto abriu caminho para novas maneiras de controle de doenças transmissíveis”, disse ao iG Gene Robinson, diretor do Instituto de Biologia Genética da Universidade de Illinois. Robinson afirma ainda que é mais fácil descobrir novos pesticidas pela manipulação da expressão dos genes.

O projeto busca cientistas do mundo inteiro para criar uma espécie de Wikipédia com o código genético dos insetos, que ficará disponívek em http://arthropodgenomes.org/wiki/i5K . Lá, é possível recomendar que genomas de insetos devem ser mapeados, informar que insetos já estão sendo sequenciados, e trocar experiência com outros cientistas que estão trabalhando em projetos semelhantes.

Leia tudo sobre: genéticainsetos