Primeiro americano a orbitar sobre a Terra completa 90 anos

John Glenn pilotou a cápsula Friendship 7 da missão Mercury-Atlas 6, em 1962

EFE |

Nasa
Em 1998, John Glenn, astronauta da Mercury, retorna à orbita aos 77 anos
John Glenn, o primeiro astronauta americano a orbitar sobre a Terra em 1962, completou nesta segunda-feira (18) 90 anos. A agência espacial americana fez uma homenagem em comemoração à data e ao legado de Glenn.

Glenn "é uma lenda e nós da Nasa enviamos nossos melhores desejos por este grande marco pessoal", disse em comunicado o administrador da agência espacial, Charles Bolden.

"O legado e as contribuições de John ao contínuo progresso dos voos espaciais dos humanos são imensos. Seu exemplo é seguido enquanto avançamos em direção a destinos mais distantes no sistema solar", acrescentou Bolden.

Durante sua longa trajetória, Glenn foi uma figura fundamental na corrida espacial entre Estados Unidos e a antiga União Soviética, que até então liderava desde o início.

Nascido em Cambridge, em Ohio, em 1921, Glenn foi também um pioneiro que, 36 anos mais tarde de seu primeiro marco espacial, em 1998 - quando já era membro do Senado dos EUA-, se tornou no astronauta mais velho na missão STS-95 da nave Discovery.

Após uma longa e distinta carreira com os Marines na Segunda Guerra Mundial e na guerra com a Coreia, Glenn uniu-se à Nasa em 1959 como um dos primeiros astronautas do chamado Projeto Mercúrio dos EUA, segundo uma biografia da agência espacial.

No dia 20 de fevereiro de 1962, Glenn pilotou a cápsula Friendship 7 da missão Mercury-Atlas 6, a primeira nave americana a situar-se em órbita terrestre.

Após seu lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Glenn conseguiu realizar três órbitas sobre a Terra e voltou ao espaço na missão STS-95 do Discovery em 1998.

Nessa ocasião, Glenn contribuiu com o desenvolvimento de várias equipes de pesquisa, e participou também em várias pesquisas sobre os voos espaciais e o processo de envelhecimento .

    Leia tudo sobre: espaçojohn glennnasaastronauta

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG