Descoberta de fósseis de três novas espécies de primatas antropóides reforça hipótese que origem da linhagem seria asiática

Ilustração mostra aparência dos primatas encontrados na Líbia: migração da Ásia
Mark A. Klinger (Carnegie Museum of Natural History)
Ilustração mostra aparência dos primatas encontrados na Líbia: migração da Ásia
Os primatas surgiram na Ásia, migraram para África e lá se desenvolveram desembocando no surgimento da espécie humana. A tese é defendida pelo paleontólogo francês Jean-Jacques Jaeger, da Universidade de Poitiers, na França, e por colegas que publicaram nesta quarta a descoberta de três novos grupos de primatas antropóides da qual fazem parte macacos, gorilas e humanos – a outra grande linhagem de primatas são os prossímios, uma linhagem mais primitiva da qual fazem parte os lêmures

O trabalho, publicado na revista Nature, relata a descoberta de três novos grupos desses primatas na Líbia. “Ficamos surpresos com o tamanho pequeno desses animais e com a diversidade deles (3 grupos diferentes)”, afirmou ao iG Jaeger. As novas espécies descritas agora habitaram a Líbia entre 37 e 38 milhões de anos atrás e eram bem pequenas (os adultos pesavam entre 120 e 470 gramas).Para os pesquisadores o pequeno tamanho e a pouca variação física entre eles dá suporte à teoria de que houve uma migração da Ásia para a África, caso contrário eles teriam muito mais variação de tamanho. Ou seja: esses primatas haviam chegado há pouco tempo na região, vindos de outro local.

O grupo trabalha há mais de 20 anos em escavações na Ásia e publicou em 2009, pela primeira vez, a hipótese do surgimento dos primatas antropóides na Ásia, após descobrir uma nova espécie deles batizada de Ganlea megacanina em Myanmar que viveu há 36 milhões de anos.

A nova descoberta, segundo Jaeger, não desafia a teoria do surgimento dos antropóides superiores, macacos e humanos na África, mas confirma que a origem dos antropóides foi asiática e que eles migraram para a África onde se desenvolveram com sucesso. “Talvez, se essa migração não houvesse ocorrido não estaríamos aqui para tecer comentários sobre nossos ancestrais”, diz Jaeger.