Por que temos pelos de comprimentos diferentes no corpo?

A razão está no ciclo de vida dos folículos capilares

The New York Times |

Getty Images
Folículos explicam a diferença de tamanho de cabelos da cabeça e pelos do corpo
O cabelo da cabeça cresce sempre, aparentemente sem limite, mas o pelo da perna parece crescer até certo tamanho e então para. Um pelo aparado pode “saber” de alguma forma como crescer novamente até seu tamanho máximo?

“Cortar ou aparar o cabelo não produz efeito sobre seu ciclo ou comprimento máximo”, disse Dr. Richard D. Granstein, presidente do departamento de dermatologia do New York-Presbyterian Hospital/Weill Cornell Medical Center. “O cabelo é morto; cortá-lo não envia nenhum sinal ao folículo capilar”.

O comprimento do cabelo, até mesmo da cabeça, não é ilimitado, mas é determinado por quanto tempo os folículos capilares de determinado local em determinado individuo estão na fase anágena (em crescimento) do ciclo capilar, disse Granstein. Quanto mais longa a fase anágena, mais longo o cabelo.

No couro cabeludo, pode ser de dois a seis anos. Onde o pelo é mais curto (área do bigode, sobrancelhas, braços, pernas etc), a anágena é curta, de algumas semanas a três meses.

A anágena é seguida por uma fase regressiva chamada de catágena, de duas a três semanas, e por uma fase estacionária, telógena, de cerca de três meses. O folículo então reinicia a fase anágena, um novo pelo cresce e o antigo é eliminado.

O motivo pelo qual o cabelo cresce a tamanhos diferentes em partes diferentes do corpo não é conhecido. Uma explicação possível, dizem outros cientistas, é que um ciclo independente para cada folículo é estabelecido enquanto o embrião está se desenvolvendo e persiste ao longo da vida.

    Leia tudo sobre: cabelocortefolículo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG