Planta envia sinais acústicos a morcegos

Formato especial das folhas causa um tipo de eco que atrai os animais mais rapidamente e facilita a polinização

The New York Times |

The New York Times
As folhas da Marcgravia evenia refletem o som muito bem, facilitando sua localização por polinizadores
As flores atraem abelhas e pássaros com suas cores e perfumes. Um estudo recente relata que uma planta encontrada na floresta tropical cubana usa o som para atrair morcegos que se alimentam de néctar.

A Marcgravia evenia tem folhas em forma de prato, que enviam ecos facilmente identificáveis pelos morcegos por ecolocalização.

“As folhas delas têm um tipo especial de eco”, afirma o principal autor do estudo, Ralph Simon, biólogo da Universidade de Ulm, na Alemanha. “Ele é muito alto e tem um sinal constante e ângulos diferentes”, afirma Simon e seus colegas treinaram morcegos de laboratório a procurar por um alimentador. Em seguida, eles o colocaram em lugares diferentes – preso a folhas em forma de prato, a folhas normas ou em outros locais.

Quando o alimentador foi preso à folha em forma de prato, os morcegos levaram metade do tempo para encontrá-lo. Esse desempenho foi positivo tanto para os morcegos quanto para as plantas.

“Para as plantas, esse fenômeno aumenta o êxito da polinização”, afirma Simon. “Para os morcegos ele é vantajoso porque faz com que encontrem as flores mais rápido -- eles precisam realizar diversas visitas às flores todas as noites”. O estudo aparece na edição atual da revista Science e é um dos primeiros a focar a desenvolvimento de ecos acústicos nas plantas.

Leia também:
Morcegos detectam sangue por radiação infravermelha

Cientista britânica descobre espécie 'perdida' de morcego
Fungo se espalha rapidamente e pode extinguir espécie de morcegos
Articulações: a chave para o complicado voo dos morcegos

Segundo Simon, centenas de espécies de plantas da zona neotropical dependem de cerca de 40 espécies de morcegos que se alimentam de néctar para a polinização. Ele e seus colegas esperam encontrar outras espécies de plantas capazes de enviar sinais acústicos para os morcegos que as polinizam.

    Leia tudo sobre: morcegosbotânicaacústica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG