Pesquisadores podem ter encontrado linhagem de elefantes pigmeus extintos, diz estudo

MALÁSIA - O elefante pigmeu de Bornéu pode ser descendente de um raça javanesa extinta, salva acidentalmente por um governante do século 18, de acordo com um estudo lançado nesta quinta-feira.

AP |

O estudo, publicado no Jornal do Museu Sarawak, afirma que um pequeno número de elefantes pigmeus podem ter sido levados da ilha Indonésia de Java para Bornéu, que não possuía elefantes até então.

A descoberta sugere que um pequeno número de elefantes pode gerar milhares de animais se não sofrer perturbações - dando esperança aos partidários da conservação natural que tentam proteger espécies em extinção.

"Caso seja comprovada, essa história pode demonstrar que uma pequena população de grandes mamíferos pode ser salva da extinção simplesmente ao colocarmos alguns indivíduos dessa população em um ambiente diferente, mas seguro", afirma o estudo.

Junaidi Payne, co-autor do estudo, afirmou que o Sultão de Java provavelmente enviou alguns elefantes pigmeus como presentes ao Sultão de Sulu, que os enviou a Bornéu e os abandonou lá por motivos desconhecidos.

"Há inúmeros registros históricos de elefantes que foram enviados entre diversas nações na Ásia como presentes entre seus governantes para impressionar uns aos outros", disse Payne.

Os elefantes pigmeus de Java foram extintos no século 18, mas os poucos que possivelmente foram enviados a Bornéu sobreviveram em isolamento, diz o estudo, o que explica sua misteriosa origem e diferenças dos seus primos no continente.

Os pesquisadores dizem acreditar que os elefantes de Bornéu sejam descendentes dos animais de Java, baseados em análises de DNA e evidências arqueológicas.

Os elefantes pigmeus de Bornéu crescem menos de 2.5 metros em comparação aos 3 metros do elefante macho asiático. Eles também têm feições mais infantis, orelhas maiores e rabos mais longos. Eles são mais rechonchudos e menos agressivos.

Bornéu é uma grande ilha compartilhada pela Indonésia, Malásia e Brunei. Ela fica a 350 km da ilha de Java, a principal da Indonésia. Sulu fica ainda mais longe.

    Leia tudo sobre: pigmeus

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG