Pesquisadores encontram pegadas de dinossauros na Patagônia

As pegadas foram encontradas casualmente por uma professora de ioga que praticava exercícios ao ar livre na região

AFP |

Várias pegadas de dinossauros, algumas de até 1,20 metro de diâmetro, foram encontradas na província de Neuquén, na Patagônia argentina, informou nesta quarta-feira Jorge Calvo, geólogo da Universidade Nacional de Comahue.

"Há diversas pegadas de dinossauros saurópodes (grandes dinossauros herbívoros e quadrúpedes) de tamanhos variados", disse o pesquisador em um comunicado de imprensa no qual qualificou a descoberta como "espetacular", na região popularizada com o nome de "Jurassic Park" argentino.

As pegadas foram encontradas casualmente alguns dias atrás por uma professora de ioga que realizava sua rotina de exercícios ao ar livre na região de Los Barreales, no nordeste da província.

"Vi primeiro um fosso, depois outro e depois mais um, e me dei conta de que eram as pegadas de uma caminhada de dinossauros", disse Silvia Cuevas, ao relatar a descoberta.

Calvo disse que "se trata dos mesmos níveis fossilíferos que colocaram o sítio como um dos lugares mais ricos em dinossauros e fauna associada da América do Sul", destacou.

"As pegadas estão em bom estado de conservação, mas por enquanto, não há detalhes para estabelecer afinidades", explicou Calvo, diretor do Conetro de Pesquisas Paleontológicas Lago Los Barreales.

O cientista calculou que as pegadas encontradas "têm 90 milhões de anos".

A região é considerada uma das jazidas arqueológicas mais importantes da América do Sul, onde foram encontrados fósseis do Cretáceo.

A Argentina atraiu o olhar do mundo científico no final dos anos 1980, quando foram descobertos fósseis do Argentinosaurus huinculensis , o maior herbívoro conhecido - de 40 metros de comprimento -, na província de Neuquén.

Em 1993, foram encontrados os restos do Giganotosaurus carolinii , o maior dinossauro carnívoro do mundo, entre dezenas de descobertas em sítios que ainda estão sendo explorados.

    Leia tudo sobre: argentinapatagôniadinossauro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG