Pesquisadores desenvolvem novo tipo de vidro metálico

Material é duro como o vidro e forte como o aço e poderá ser usado em implantes dentários

The New York Times |

No momento em que se forma uma rachadura num pedaço de vidro, sua tendência é se espalhar. Isso ocorre porque, embora o vidro seja muito duro e resistente à deformação, lhe falta a resistência de metais como o alumínio e o aço.

Agora, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia e da Universidade da Califórnia, em Berkeley, relataram ter desenvolvido um novo tipo de vidro metálico, que é duro como o vidro e forte como o aço - o mais resistente de todos os metais.

"Com materiais, é muito difícil conseguir dureza e força ao mesmo tempo; geralmente é um ou o outro", disse Marios Demetriou, engenheiro de materiais da Caltech e principal autor do estudo.

Ele e seus colegas relatam suas descobertas na revista "Nature Materials".

Porém, existe um problema nessa descoberta aparentemente perfeita.

"O custo desse material é muito alto, o bastante para ser proibitivo, em se tratando de produtos de consumo", afirmou Demetriou, mesmo sem apresentar números precisos.

Mas os pesquisadores, que já estão patenteando o novo material, acreditam que ele poderia ser utilizável em pequenas quantidades.

"Ele poderia ser útil, por exemplo, em implantes ortodônticos - devido ao alto grau de resistência exigida", explicou Demetriou.

O vidro metálico foi descoberto pela primeira vez cerca de 50 anos atrás, na Caltech. Embora possua a estrutura atômica do vidro, ele é opaco e possui uma aparência brilhante, metálica. Atualmente, outras composições de vidro metálico são usadas para fabricar tacos de golfe, estojos eletrônicos e ponteiros de relógios.

    Leia tudo sobre: vidro metálico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG