Peruanos temem que Rally Dakar danifique vestígios paleontológicos

Cientistas temem que rota dos veículos do rali danifique fósseis nas região de Arequipa e Ica

AFP |

Reprodução
Pesquisador trabalha em fóssil de baleia encontrado no deserto do Peru: rali pode danificar peças preciosas
Um grupo de cientistas peruanos alertou nesta segunda-feira para o risco de danos que podem ser causados pelo Rally Dakar a vestígios paleontológicos de mais de 20.000 anos, situados nas regiões de Arequipa e Ica.

A corrida, que largará no dia 1º de janeiro de Mar Del Plata, na Argentina, inclui o país no seu percurso pela primeira vez. "Nossa preocupação dirige-se a centenas de fósseis que estamos estudando, na zona atravessada. Os concorrentes desavisados podem passar por cima deles", declarou à AFP Klaus Hönninger, diretor do Museu Paleontológico Meyer Hönniger.

Leia também:
Fóssil de pinguim gigante é descoberto no Peru

Pesquisadores europeus anunciam descoberta de cachalote gigante no Peru
Descoberto no Peru camarão fossilizado de 85 milhões de anos
Deserto peruano produz fósseis raros de animais marinhos

Segundo o cientista, seria "gravíssimo" se estes vestígios fossem danificados. "Os organizadores mantêm secreto o percurso exato dos veículos, tendo como única preocupação a preservação de sítios arqueológicos como os das linhas de Nazca. Não levaram em conta os vestígios paleontológicos", completou.

O Museu Paleontológico Meyer Hönniger reúne mais de dez cientistas peruanos e estrangeiros que descobriram no deserto de Ocucaje, em Ica, fósseis de baleias, golfinhos, tubarões e outros restos de vida marina de grande porte da época do Mioceno.

A edição 2012 do Dakar terá 480 veículos inscritos, entre carros, motos, quadriciclos e caminhões, com concorrentes de 50 nacionalidades.

O Peru receberá as quatro últimas etapas da prova, dos dias 12 a 15 de janeiro, e o percurso passará perto das cidades de Tacna (fronteira com Chile), Arequipa, Nazca, Pisco e Lima.

Após 29 edições na África entre 1979 e 2007, o Dakar foi cancelado em 2008, devido a ameaças terroristas na Mauritânia. Foi organizado pela primeira vez na América do Sul em 2009.

    Leia tudo sobre: perupaleontologiafósseisrali dakar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG