Parte do ônibus espacial Columbia é encontrada em lago no Texas

Pedaço da nave apareceu por conta de seca que baixou o nível do lago Nacogdoches, ao norte de Houston

AFP |

AP
Esfera de 1,2 metro encontrada no lago Nacogdoches, no Texas: pedaço do ônibus espacial
Um pedaço do ônibus espacial Columbia apareceu no leste do Texas, sul dos Estados Unidos, onde uma grave seca causou a diminuição do nível da água de um lago e expôs restos da nave, que explodiu em 2003 pouco antes de aterrissar. Conheça a história dos ônibus espaciais.

O objeto esférico que apareceu no Lago Nacogdoches, ao norte de Houston, era um dos 18 tanques do Columbia, disse uma porta-voz da Nasa, Lisa Malone.

Leia também:
Veja a cobertura completa do iG sobre o fim do programa de ônibus espaciais

Entenda como voa um ônibus espacial

"Na semana passada fomos contatados pelo escritório do xerife de Nacogdoches indicando que tinham encontrado um objeto que acreditavam que fosse uma parte do Columbia", disse Malone à AFP.

"A seca fez com que o lago baixasse e os níveis foram reduzidos, o que deixou o tanque exposto".

Nasa
Tripulação da missão final do Columbia, morta em 2003
As imagens foram enviadas aos engenheiros da Nasa no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (sudeste), que confirmaram rapidamente que o tanque era parte do Columbia, disse. Vários tanques já foram recuperados nos últimos anos.

O ônibus espacial Columbia se desintegrou ao retornar à Terra em 2003, causando a morte dos sete astronautas a bordo e deixando para trás restos ao longo de várias centenas de quilômetros. A tragédia foi uma das causas da decisão da Nasa de encerrar o programa dos ônibus espaciais .

A causa do acidente foi vinculada depois a um escudo protetor de calor defeituoso que havia sido danificado por um pedaço de espuma que se soltou pouco depois da decolagem.

Malone disse que 38%-40% da nave foi recuperado, e que comunidades no Texas e na Louisiana (sul) ainda indicam descobertas de restos da nave várias vezes ao ano.

"Estamos tentando fazer com que (esta nova parte do Columbia) seja enviado de volta para a Flórida", onde será unido a outras partes do ônibus espacial armazenados no Centro Espacial Kennedy, disse Malone.

    Leia tudo sobre: ônibus espacialcolumbianasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG