Ônibus espacial Endeavour se prepara para voltar à Terra

Nave será desacoplada da Estação Espacial Internacional neste domingo, terminando sua última missão antes de ser aposentada

AFP |

O ônibus espacial Endeavour se prepara neste domingo para desacoplar da Estação Espacial Internacional (ISS) e voltar à Terra, terminando sua última missão antes de ser aposentado, informou a Nasa.

A última missão do Endeavour é também a penúltima do programa americano de ônibus espaciais, que depois de trinta anos terminará com o voo do Atlantis à ISS em julho.

A tripulação de seis membros do Endeavour se despediu dos três colegas da ISS e fechou as comportas entre as duas naves às 8H23 (horário de Brasília), segundo a agência espacial.

Os astronautas vão passar o dia fazendo as inspeções finais e depois dormirão um pouco antes da manobra de separação.

"Agora a tripulação do Endeavour se prepara para desacoplar às 23H55 (00H55 de Brasília) realizando uma análise dos sistemas e instalando a câmara central antes do fim do dia", afirmou a Nasa.

O Endeavour partiu para a última missão no dia 16 de maio com seis astronautas a bordo, cinco americanos e um italiano, e voltará aos Estados Unidos no dia 1º de junho.

O programa de 30 anos dos ônibus espaciais termina oficialmente este ano com o voo do Atlantis, marcado para 8 de julho, deixando as cápsulas espaciais russas como a única opção para os astronautas do mundo que viajarão para a ISS.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG