Ônibus espacial Endeavour não será lançado antes de 16 de maio

Durante este fim de semana, técnicos da Nasa vão continuar com os reparos e testes no circuito elétrico

iG São Paulo |

NASA
Técnico da Nasa trabalha dentro da Endeavour para testar peça defeituosa
A Nasa decidiu nesta sexta-feira (6) que o ônibus espacial Endeavour não será lançada para sua missão final antes do dia 16 de maio às 8h56 (9h56 horário de Brasília). O anúncio foi feito após reunião dos diretores da NASA que avaliou o progresso nos reparos e decidiu a nova data para o lançamento.

Técnicos da agência espacial americana continuam testando os diversos sistemas do ônibus espacial Endeavour, que seria lançado para sua missão final no dia 29 de abril, mas teve o processo cancelado por causa da detecção de problemas no sistema de aquecimento momentos antes da decolagem.

Durante este fim de semana, técnicos da agência espacial americana vão continuar os reparos e testes no circuito elétrico do ônibus espacial.

Os sistemas testados estão associados com a caixa distribuidora de energia, recém-instalada. A peça que havia sido retirada do Endeavour na terça-feira (3).

A equipe vai testar mais uma vez, neste fim de semana, a peça LCA-2, que apresentou defeito antes da decolagem. Engenheiros estão fazendo uma série de investigações para descobrir os motivos que levaram a falha da LCA-2.

A LCA-2 fornece energia para uma variedade de sistemas, incluindo aquecedores na linha de combustível por unidade de energia auxiliar Endeavour-1 (APU-1). As unidades de energia (APU, da sigla em inglês) controlam o sistema hidráulico do ônibus espacial. Os aquecedores de combustível da APU-1 não funcionaram no dia 29 de abril. A equipe está tentando determinar o que causou um circuito dentro da caixa de alimentação.

Além disso, os gestores da Nasa decidiram acrescentar mais dois dias à missão, que inicialmente teria 14 dias. O ônibus levará à Estação o detector de partículas chamado Espectrômetro Magnético Alfa, de 2 bilhões de dólares, além de peças de reposição para a Estação.

A Nasa teria até 26 de maio para lançar o Endeavour; depois disso, outras circunstâncias levarão a decolagem a ser adiada para junho.

Após esse voo, a Nasa realizará outra missão, com o ônibus Atlantis, em meados do ano, e depois disso a frota de ônibus espaciais será aposentada, após 30 anos em atividade.

(Com informações da Reuters)

    Leia tudo sobre: espaçonasaendeavour

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG