Ônibus espacial Endeavour está pronto para lançamento

Nasa afirmou que reparos foram concluídos e sistema elétrico não apresenta problemas para lançamento marcado para segunda (16)

AFP |

Já está em andamento a contagem regressiva para o lançamento do último voo do ônibus espacial Endeavour, que deve partir na segunda-feira (16) para a Estação Espacial Internacional (ISS). O voo, que será o último desta nave e o penúltimo do programa de ônibus espaciais, terá seis astronautas a bordo e está previsto para às 08h56 local (09h56 de Brasília).

Durante sua missão de 16 dias, que terá quatro saídas ao espaço, os astronautas levarão à ISS um importante experimento físico para estudar a origem do universo.

"Os reparos feitos nestas duas últimas semanas já estão terminados, todas as peças suspeitas foram repostas e todas as provas destes sistemas terminaram. Está tudo bem", explicou Jeff Spaulding, diretor de provas do ônibus espacial. "Estamos prontos para o lançamento", completou.

A contagem regressiva começou oficialmente na sexta-feira às 08h00 de Brasília, sendo que os seis membros da tripulação - cinco americanos e um italiano, o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia - chegaram ao centro espacial Kennedy na quinta-feira (12).

"As previsões meteorológicas seguem dando 70% de probabilidade de que haja condições favoráveis na segunda-feira pela manhã", disse à AFP Allard Beutel, porta-voz do Centro Espacial Kennedy.

O lançamento - que estava programado inicialmente para 29 de abril, mas sofreu problemas técnicos - levará à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) um importante experimento físico para estudar a origem do universo.

O programa americano de ônibus espaciais, que já possui 30 anos, terminará formalmente em 2011 com esta missão do Endeavour e com o último voo do Atlantis, possivelmente em julho. A partir de então, os astronautas americanos dependerão de cápsulas espaciais russas para ir e vir da ISS.

O abastecimento do tanque externo de combustível começa às 23h36 local de domingo (00h36 de segunda-feira em Brasília).

    Leia tudo sobre: EUAespaçoNasaISS

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG