Obama telefona à estação espacial para pedir pizza

Presidente norte americano brinca com astronautas durante última missão do Atlantis

iG São Paulo |

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) receberam nesta sexta-feira (15) um telefonema do presidente americano, Barack Obama, que brincou ao dizer que pretendia apenas pedir uma pizza.

Pouco depois de concluir uma entrevista coletiva na qual voltou a pedir aos republicanos um acordo para elevar o limite da dívida pública, Obama conversou com os dez astronautas que estão no momento na ISS.

"Estava ligando para pedir uma pizza e não esperava terminar no espaço", brincou Obama, provocando risos entre os astronautas.

Obama revelou aos astronautas o orgulho que sente com o grupo e destacou que seu trabalho "marca o início de uma apaixonante nova era para estender as fronteiras da exploração espacial e os voos espaciais tripulados".

"O programa espacial sempre encarnou o sentido da aventura, da exploração e da coragem", disse o presidente.

Finalmente, Obama agradeceu a todos da Nasa pelos 30 anos de trabalho no programa do ônibus espacial .

Falha nos computadores e aurora
Entre transporte de carga e telefonemas, a tripulação do Atlantis levou um susto nesta sexta-feira, com a falha de dois computadores da nave, em momentos diferentes. Um deles fez soar um alarme que acordou os astronautas americanos. O problema foi resolvido com o uso de um computador de emergência e recarregamento do software, mas técnicos da Nasa deverão ficar atentos a novas falhas que possam prejudicar a aterrissagem do Atlantis, na semana que vem.

As tripulações tanto da Atlantis quanto da ISS tiveram também um belo espetáculo visual na noite passada: puderam assistir do espaço uma aurora austral.


Entrada da China
Durante uma entrevista coletiva nesta sexta, o astronauta Rex Walheim disse que a construção de uma estação espacial chinesa será um acréscimo bem-vindo à irmandade orbital.

"Acho realmente ótimo que a China esteja no espaço. Quanto mais nações houver no espaço, melhor cooperação nós teremos", disse. "O espaço é uma das maiores irmandades internacionais que nós temos."

O primeiro módulo da estação espacial chinesa Tiangong-I chegou em 29 de junho ao seu local de lançamento, no deserto de Gobi, segundo a agência de notícias Xinhua. Seu embarque está previsto para este ano num foguete Longa Marcha, e os astronautas chineses - conhecidos como "taikonautas" - devem visitar o módulo orbital já no ano que vem.

(Com informações da Reuters, AFP e AP)

    Leia tudo sobre: nasaônibus espacialatlantis

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG