Obama escolhe Daschle para ser secretário de Saúde

CHICAGO (Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, escolheu o ex-senador Tom Daschle para o cargo de secretário de Saúde e Serviços Humanos, disseram duas autoridades do Partido Democrata na quarta-feira. Daschle desempenhará um papel central nos planos do presidente eleito de estender a cobertura dos serviços de saúde a 47 milhões de norte-americanos --quase um sexto da população-- que não possuem convênio médico.

Reuters |

Daschle, que é de Dakota do Sul, foi um dos primeiros partidários de Obama, incentivando o senador por Illinois, que estava em seu primeiro mandato, a entrar na disputa presidencial.

Ele atualmente comanda o grupo de políticas da saúde de Obama, enquanto o presidente eleito se prepara para sua posse no dia 20 de janeiro.

Daschle chefiará uma agência de supervisão de programas de saúde como o Medicare, que deve ver seus custos subirem com o envelhecimento da população norte-americana.

Daschle, que foi eleito para o Senado em 1986, foi o principal democrata na Casa entre 1994 e 2004, e o líder da maioria quando os democratas a controlovam entre 2001 e 2003. Ele foi membro da Câmara dos Deputados por oito anos antes de se tornar senador.

(Reportagem de Andy Sullivan, Caren Bohan e Jeff Mason)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG