Obama escolhe chefe da saúde de NY para comandar CDC

ATLANTA (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta sexta-feira um ativista de saúde pública que fez de Nova York a primeira cidade norte-americana a proibir o fumo em restaurantes para liderar o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). A agência é encarregada da proteção dos norte-americanos contra doenças desde ataques cardíacos até novos surtos de vírus, como a recente epidemia de gripe H1N1.

Reuters |

O médico Thomas Frieden, de 48 anos, principal autoridade de saúde de Nova York desde janeiro de 2002, também fez da cidade a primeira do país a proibir o uso da gordura trans na preparação das comidas em restaurantes. A gordura entope as artérias e aumenta o risco de um ataque cardíaco.

Ele vai assumir como diretor de uma organização que nas últimas semanas tem sido importante nos esforços mundiais para entender e combater o vírus da gripe H1N1. A doença, também conhecida como gripe suína, já matou 65 pessoas, incluindo 60 no México, e infectou cerca de 6.500 pessoas em 33 países.

"Frieden é um especialista em prontidão e resposta para emergências de saúde, e tem estado na frente da luta contra ataques cardíacos, câncer e obesidade, infecções como a tuberculose e AIDS", informou a Casa Branca em um comunicado.

Sob a liderança de Frieden, Nova York lançou em 2006 a maior base eletrônica de dados de saúde do país, um projeto recorde em um esforço para melhorar o tratamento preventivo.

Antes de cargo em Nova York, Frieden trabalhou na Índia por cinco anos no controle da tuberculose. Ele também trabalhou como um epidemiologista, administrador, professor, pesquisador e clínico.

"Eu estou profundamente honrado e privilegiado em ser selecionado para este cargo, e espero aprender e trabalhar com um grupo de funcionários maravilhosos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças", disse Frieden em comunicado.

(Reportagem de Matthew Bigg)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG