Nuvem de gás frio será devorada por buraco negro

Evento vai ajudar astrofísicos a verificar se os raios X se comportam de acordo com a teoria

The New York Times |

ESO
Em 20 anos de observação, astrofísicos nunca viram um objeto sendo sugado para dentro do Sagittarius A
Com massa de cerca de quatro milhões de sóis, o buraco negro do centro da Via Láctea, Sagittarius A, possui uma força gravitacional tão grande que, no devido tempo, irá consumir tudo que existe na galáxia.

Astrofísicos têm observado nos últimos 20 anos estrelas e outros corpos espaciais girando em torno do buraco negro, mas nunca viram um objeto sendo sugado para dentro dele (de fato, de nenhum outro buraco negro).

Leia também:
Galáxia "sorri" com dois buracos negros

Descoberto buraco negro em galáxia anã
Cientistas descobrem os dois maiores buracos negros do Universo
Nasa descobre buracos negros supermassivos próximos da Terra
Astrônomos descobrem motivo de misterioso clarão no espaço

Contudo, novas observações por infravermelho feitas do Very Large Telescope, que fica no norte do Chile, mostraram uma nuvem de gás frio dirigindo-se quase diretamente para o buraco negro a uma velocidade maior do que 1.609 quilômetros por segundo. Parte da nuvem de poeira chegará ao horizonte de eventos do buraco negro, o ponto sem retorno, em 2013.

A enorme gravidade do buraco deve acelerar e comprimir o gás, aquecendo-o de 204 milhões até próximo de 6 milhões de graus Celsius e fazendo com que emita raios X. Embora os astrofísicos já tenham visto uma emissão de raios X como essa, eles nunca souberam c om certeza o que as produziu.

"Geralmente, nós apenas visualizamos a luz", vinda dos raios X, afirmou Eliot Quataert, astrônomo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e membro da equipe que publicou as observações na revista Nature. "Além disso, precisamos compreender o que aconteceu", afirmou.

Porém, dessa vez os astrofísicos compreenderão o que está ocorrendo, por isso, poderão verificar se os raios X se comportam de acordo com a teoria.

    Leia tudo sobre: espaçoburaco negro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG