Novo teste genético consegue revelar procedência dos ancestrais

Exame permite identificar se antepassados vieram de grupos isolados, pequenas comunidades ou grandes centros

Cientistas da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, desenvolveram um teste genético que revela a procedência dos ancestrais e as características das comunidades há milhares de anos.

Em um trabalho publicado nesta quarta-feira (17) pela Public Library of Science (PLoS) , os cientistas afirmaram que o teste permite identificar se nossos antepassados procederam de uma comunidade pequena, grande e cosmopolita ou se viviam em grupos isolados.

Através do estudo também é possível descobrir se os pais de uma pessoa ou se seus ancestrais tinham algum tipo de vínculo familiar como, por exemplo, se procediam de uma comunidade na qual o casamento entre primos-irmãos era comum.

Os pesquisadores anunciaram que a descoberta permitirá identificar comunidades com riscos de doenças genéticas, como a fibrose cística e a distrofia muscular.

O doutor Jim Wilson ressaltou o valor histórico do estudo, que poderá traçar as migrações das populações. "É como um arquivo escrito em código genético, de modo que podemos entender a maneira como se desenvolveu o povoamento num passado distante", afirmou.

Os cientistas analisaram o DNA de mais de mil pessoas de 51 grupos étnicos, incluindo comunidades amazônicas, europeias e das ilhas do Pacífico, e identificaram aquelas que herdaram uma cópia idêntica de material genético de seus progenitores.

As provas permitiram constatar que a população nativa da América do Sul tinha a porcentagem mais alta de DNA compartilhado, o que sugere que estas comunidades foram pequenas e viveram isoladas durante muitas gerações. "Se um indivíduo recebe pedaços de DNA que são idênticos entre a mãe e o pai, isso demonstra que os pais são parentes próximos", disse Wilson.

Por outro lado, as comunidades africanas apresentaram o menor grau de semelhança genética, o que sugere que sofreram mais transformações ao longo dos anos.

De acordo com o pesquisador, "em algum ponto no passado todos nós fomos parentes".

Leia tudo sobre: genéticaancestrais