Novo sítio explorado pelo robô Opportunity em Marte é promissor

Cratera Endeavour, em Marte, apresenta rochas favoráveis à existência de vida microbiana

iG São Paulo |

Nasa
Opportunity foi lançado em 2003 para estudar o solo de Marte. O robô chegou há três semanas na cratera Endeavour
O início da exploração no novo sítio de Marte, onde está o robô Opportunity, parece promissor, considerando-se a composição do solo e as rochas observadas, mais compatíveis com a existência de vida num passado remoto, afirmaram os cientistas da Nasa.

A primeira rocha que examinou é lisa, e aparentemente foi escavada por um impacto que deixou uma cratera do tamanha de uma quadra de tênis.

As observações e medidas realizadas pelas naves americanas enviadas a Marte permitem pensar que as rochas na beirada dessa cratera são de um período da história de Marte talvez mais favorável à existência de vida microbiana, segundos os cientistas.

O robô explorador Opportunity chegou à cratera de impacto marciana Endeavour após uma viagem de quase três anos. O Opportunity alcançou o destino programado pelos cientistas da Nasa após percorrer 21 quilômetros desde a cratera Victoria, onde fazia a prospecção do terreno.

O robô, que tem o tamanho de um carrinho de golfe, transmitiu em 9 de agosto sua chegada ao ponto conhecido como Spirit Point, na beira da cratera. O Opportunity prestou homenagem ao outro robô da Nasa Spirit, que em maio, por causa de um defeito teve sua missão encerrada.

Leia mais:
Robô Opportunity chega à cratera Endeavour em Marte
Nasa desiste oficialmente do Spirit
Nasa declara “morte” de robô Spirit em Marte
Robô Curiosity se prepara para aterrissar em Marte em 2012

(Com informações EFE e AFP)

    Leia tudo sobre: Opportunityespaço

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG