Nova imagem mostra berçário de estrelas com 'perfil' de poeta

Nebulosa NGC 3324 também é chamada de Gabriela Mistral, pela semelhança entre sua forma e o rosto da poeta chilena

BBC Brasil |

selo

ESO - European Southern Observatory
Perfil de poeta: na imagem, a intensa radiação ultravioleta gerada pelas estrelas novas faz a nuvem de gases brilhar com cores vivas
O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira uma imagem inédita do berçário de estrelas NGC 3324, captada pelo telescópio do Observatório La Silla, no Chile.

A imagem mostra a intensa radiação ultravioleta gerada pelas estrelas novas, que faz a nuvem de gases brilhar com cores vivas.

A grande quantidade de gases e poeira cósmica na região gerou uma onda de nascimentos de estrelas há milhões de anos. Estas estrelas, maiores e mais quentes que a média, aparecem com destaque na nova imagem.

A NGC 3324 também é conhecida como nebulosa Gabriela Mistral, pela suposta semelhança entre sua forma e o perfil da poeta chilena, prêmio Nobel de Literatura de 1945.

A nebulosa está localizada na constelação de Carina, a cerca de 7.500 anos-luz da Terra, no limite norte da nebulosa de Carina.

O Observatório Europeu do Sul, que completa neste ano seu 50º aniversário de fundação, é financiado por 15 países, entre eles o Brasil, único não-europeu no grupo.

Leia mais:
Hubble captura imagem de Nebulosa Colar
Vídeo mostra movimento da via Láctea acima do Atacama
Telescópio detecta 96 novos aglomerados estelares
Telescópio Alma capta imagem de galáxias em colisão
Brasil pode perder chance de usar o maior telescópio

    Leia tudo sobre: ciencia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG