Nova bateria recarrega em minutos

Tecnologia, apresentada recentemente por cientista nos EUA, seria perfeita para carros elétricos

Alessandro Greco, especial para o iG |

DIVULGACAO
A pesquisadora Amy Prieto em seu laboratório
Uma nova bateria promete tornar realidade o sonho de reabastecer carros elétricos em minutos, e não horas, como acontece atualmente. O segredo está na arquitetura da bateria, construída em 3 dimensões, por uma equipe liderada por Amy Prieto, da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos.

No final de março, ela apresentou um protótipo da bateria 3D de íon-lítio no encontro anual da Sociedade Americana de Química. Com o tamanho de uma bateria de celular, ele demonstrou ter qualidades fundamentais. “O protótipo tem um ciclo de vida bem longo e taxas de descarga rápidas, o que é muito interessante”, afirmou Amy ao iG. Testes em laboratório mostraram que ele pode recarregar em 12 minutos, comparado às duas horas necessárias para uma bateria de telefone de íon-lítio comum e, segundo Amy, deve ter um tempo de vida duas vezes maior que as baterias atuais, que após dois anos de uso precisam ser trocadas.

A ideia de construir este tipo de bateria não é nova, mas as dificuldades técnicas sempre emperraram seu desenvolvimento. “Há diversos artigos falando das vantagens que as baterias 3D teriam. O desafio é encontrar um meio de fabricá-las”, explicou Amy.

A pesquisa deu origem a uma empresa fundada por Amy, a Prieto Battery, que está desenvolvendo a tecnologia e quer trazê-la ao mercado em breve. “Estamos trabalhando duro para disponibilizar os protótipos para teste nos próximos 18 meses”, completou Amy.

    Leia tudo sobre: bateriarecarregávelíon-lítio3D

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG