Pesquisa de Peter Grünberg permitiu a construção de HDs de grande capacidade e é considerada pioneira na spintrônica

O Nobel de física Peter Grünberg estará no Brasil semana que vem para participar da Primeira Escola Avançada de Spintrônica e Computação Quântica, em São Carlos. O evento ocorre entre os dias 1º e 5 de novembro e objetiva promover a interação entre pós-graduandos e doutores recém-formados com pesquisadores experientes do Brasil e do mundo.

O físico convidado recebeu em 2007 o prêmio Nobel pela descoberta da magnetorresistência gigante, fenômeno quântico empregado na construção de discos rígidos modernos. Os estudos do final dos anos 80 são considerados o nascimento da spintrônica, e foram conduzidos em paralelo à pesquisa semelhante feita por Albert Fert, com quem Peter Grünberg dividiu o Nobel.

O Spin2010, como é apelidado o evento, está sendo promovido conjuntamente pelas duas grandes universidades com campus em São Carlos: a USP (Universidade de São Paulo) e a UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos). A lista completa de convidados e outras informações estão disponíveis no site oficial, em http://goo.gl/E8yP . A agenda, porém, ainda não está pronta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.