Nave espacial Progress é lançada com sucesso à ISS

Após interrupção de voos espaciais por conta de perda de foguete em agosto, nave foi lançada da base de Baikonur, no Cazaquistão

EFE |

A última nave de carga Progress desse ano foi lançada neste domingo com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, levando 2,5 toneladas de carga, incluindo o microssatélite Chibis-M.

Leia também: Rússia se prepara para retomar voos à Estação Espacial

"O lançamento foi um sucesso", informou um porta-voz do Centro de Controle de Voos espaciais, citado pela agência russa Interfax. A nave se separou do foguete lançador Soyuz-U nove minutos depois do início do voo em regime autônomo até a ISS, à qual se acoplará às 15h40 de Moscou (9h40 de Brasília) do dia 2 de novembro.

A Progress M-13M é a primeira nave de carga a chegar à ISS desde o fim de junho. O cargueiro lançado no fim de agosto explodiu na Sibéria pouco após o lançamento, o primeiro acidente desde 1978.

Na carga da nave, água e alimentos, equipamentos científicos, oxigênio, material médico e de higiene aos cosmonautas. O microssatélite Chibis-M vai estudar as tempestades de raios, com a peculiaridade de que essa será a primeira vez que este fenômeno meteorológico será analisado a partir de diferentes espectros de radiação eletromagnética de maneira simultânea.

Os cargueiros Soyuz se transformaram no único elo entre a Terra e a ISS, depois do fim do programa de ônibus espaciais americanos.

    Leia tudo sobre: rússiaespaçoissprogress

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG