Nave de carga europeia ATV-3 se acopla à ISS

Cargueiro leva mais de seis toneladas de mantimentos para a tripulação da Estação Espacial Internacional

AFP |

A terceira nave de cargo automática europeia, a ATV Edoardo Amaldi, acoplou-se à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) às 19h33 de Brasília, anunciou o Centro Nacional de Estudos Espaciais francês (CNES).

Lançado na manhã de sexta-feira (23) por um foguete Ariane 5, do cosmódromo de Kourou, na Guiana francesa, a nave de 20 toneladas, maior do que um ônibus, leva mais de seis toneladas de provisões (água, combustíveis, víveres, equipamentos diversos) para os seis astronautas que tripulam atualmente a ISS.

O veículo de carga automático ATV Edoardo Amaldi iniciou, na madrugada do dia 23, a longa viagem para se acoplar à estação orbital, permanentemente ocupada desde 2000 a cerca de 400 km de altitude da Terra.

Leia também:
Arianespace prepara 13 lançamentos de foguetes para este ano
Foguete Vega é lançado pela primeira vez

Depois das conexões a serem realizadas e das averiguações técnicas, a nave vai se converter em parte integrante da estação; já os seis astronautas poderão tomar posse, na tarde de quinta-feira, da carga que transporta: 4 toneladas de combustível, 285 litros de água, 100 kg de oxigênio e mais de 2 toneladas de materiais diversos, assim como pacotes e cartas enviados pelas famílias.

Os atuais ocupantes da ISS, habitada desde o ano 2000, são os russos Oleg Kononenko, Anton Chkaplerov e Anatoly Ivanichin, mais os americanos Dan Burbank e Don Pettit e o holandês Andre Kuipers.

    Leia tudo sobre: espaçoissnave de cargaesa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG