Nasa volta a adiar lançamento do Endeavour

A agência ainda não divulgou próxima data de lançamento do ônibus espacial

iG São Paulo |

A data do lançamento do ônibus espacial Endeavour, que estava previsto inicialmente para o dia 29 de abril, foi adiada pelo menos até 8 de maio, pois os engenheiros da Nasa precisarão de vários dias de trabalho para reparar uma falha elétrica, anunciou neste domingo (1) Mike Moses, um dos coordenadores da missão.

Leia também:

Lançamento do ônibus espacial Endeavour é cancelado

Perto do fim, um motivo para celebrar os ônibus espaciais

"Podemos assegurar que não se tentará realizar o lançamento antes de 8 de maio", informou Moses.

"Não fixamos nem o calendário ainda, pois há muito trabalho pela frente agora", acrescentou, explicando que não será definida uma data antes do próximo sábado.

O objetivo é retirar na segunda-feira (2) uma peça defeituosa que pesa entre 18kg e 22kg para instalar uma nova na terça-feira (3) à noite, indicou Moses, acrescentando que uma série de testes será realizada durante dois dias.

Se a última decolagem do Endeavour ocorrer no dia 9 ou no dia 10 de maio, o lançamento do Atlantis, previsto para o final de junho, não deverá ser afetado, estimou Moses. Mas um novo atraso poderá afetar a missão do Atlantis, indicou.

Os engenheiros trabalharam toda a noite para tentar determinar a causa da ruptura do termostato do sistema de aquecimento, essencial para evitar o congelamento no espaço dos condutos de combustível, de um dos três turbogeradores do Endeavour.

Pelo menos um desses geradores de eletricidade é necessário para alimentar o sistema hidráulico do ônibus espacial.

O mau funcionamento do termostato obrigou a Nasa a adiar na sexta-feira o lançamento do Endeavour a menos de três horas da decolagem.

Os seis astronautas da equipe, o italiano Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia (ESA) e outros cinco americanos, voltaram neste domingo de manhã a sua base em Houston (Texas, sul) para realizar treinamentos adicionais.

O adiamento da decolagem do Endeavour foi uma grande decepção para a grande quantidade de pessoas -estimada em cerca de 750.000- que foram assistir à operação.

O Endeavour foi lançado pela primeira vez ao espaço em 1991 e seu último voo será o número 25 de sua carreira. Quando o Endeavour regressar à Terra, se tornará o segundo ônibus espacial da frota a se aposentar.

O protótipo Enterprise nunca voou ao espaço. O Columbia explodiu em 2004, quando voltava à Terra. O Discovery fez seu último lançamento em fevereiro, e voltou em março, enquanto o Atlantis partirá para sua última missão em junho.

(com informações da EFE e da AFP)

    Leia tudo sobre: EndeavourNasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG