Nasa vai lançar voo não tripulado da cápsula Orion em 2014

Voo, ainda sem data determinada, será um teste para a sucessora do ônibus espacial

AFP |

Nasa
Cápsula está sendo preparada para lançamento em 2014
A agência espacial americana anunciou esta terça-feira (8) que pretende lançar em 2014 um voo de testes sem astronautas da cápsula Orion, sucessora do ônibus espacial , especialmente para missões tripuladas além da órbita terrestre.

"Este voo de testes dará dados valiosos para missões tripuladas da exploração espacial distantes" da Terra, disse em um comunicado David Weaver, porta-voz da agência espacial americana.

O novo sistema de lançamento espacial "Space Launch System" (SLS), destinado a lançar, finalmente, a cápsula Orion, levará os astronautas americanos "mais distante do que nunca no espaço", disse Weaver.

A cápsula Orion, que será lançada de Cabo Canaveral, Flórida, girará em volta da Terra duas vezes, para depois tentar retornar, intacta, à atmosfera terrestre, com grande velocidade.

Leia também:
Nasa vai usar cápsulas lunares para missões no espaço
Nasa anuncia novo foguete que promete levar homem a Marte
Exploração do espaço não precisa ser humana
Com que roupa se vai para o espaço

Já na Terra, a Orion posará no oceano, freada por para-quedas assim como o das cápsulas do programa Apollo, que viajaram para a Lua entre 1969 e 1972.

"O retorno fornecerá os dados necessários para desenvolver uma nave espacial capaz de sobreviver a uma velocidade superior a 32.000 km/h e de retornar com toda segurança aos astronautas de viagens além da órbita da Terra", disse Bill Gerstenmaier, encarregado da Nasa em exploração humana.

A data exata do lançamento não foi ficada até o momento pela Nasa.

A companhia aeroespacial Lockheed Martin é a encarregada do projeto e desenvolvimento da Orion.

    Leia tudo sobre: orionespaçonasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG