Nasa publica fotos de ônibus espacial acoplado à ISS

Imagens foram captadas por astronauta italiano e trazem momento inédito da última missão do Endeavour

AFP |

Nasa
Foto mostra Endeavour (na parte superior) acoplado à Estação Espacial Internacional
A Nasa publicou nesta terça-feira, pela primeira vez, fotos do ônibus espacial Endeavour acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS).

As fotos foram tiradas por astronautas a bordo de uma cápsula espacial russa, em maio passado, informou a agência espacial americana.

As imagens do ônibus espacial Endeavour foram captadas pelo astronauta italiano Paolo Nespoli, quando este partia da ISS, em 23 de maio, a bordo da cápsula Soyuz.

"Esta é a primeira foto de um ônibus espacial acoplado à Estação Espacial Internacional", destacou a Nasa.

"Uma vez que sua nave se encontrava à cerca de 180 metros da estação, o centro de controle de Moscou pediu que a cápsula efetuasse uma rotação de 130 graus", revelou a agência espacial.

"Este deslocamento permitiu que Nespoli tirasse uma foto digital e fizesse um vídeo de alta definição do ônibus espacial Endeavour acoplado à estação".

As fotos e o vídeo podem ser vistos na página da Nasa na Internet: www.nasa.gov .

Nespoli, o russo Dmitri Kondratiev e a americana Cady Coleman aterrissaram no Cazaquistão em maio, após passar 159 dias no espaço.

O Endeavour permaneceu acoplado à ISS durante 11 dias, quando realizou sua última missão , no final de maio. O programa do ônibus espacial está preparando seu lançamento final, do Atlantis, previsto para 8 de julho, antes de seu encerramento definitivo, ao final de três décadas de voos espaciais tripulados e exploração do espaço.

Depois disso, o programa espacial americano dependerá exclusivamente de foguetes russos para fazer o revezamento dos tripulantes da ISS.

Novos foguetes americanos devem estar construídos a partir de 2015.

    Leia tudo sobre: issendeavourestação espacial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG