Nasa faz acordo com empresa para lançar foguete tripulado

United Launch Alliance quer usar o foguete Atlas V para levar astronautas à Estação Espacial Internacional

AFP |

A agência espacial americana anunciou nesta segunda-feira (18) a realização de um acordo com a empresa United Launch Alliance (ULA), que pretende encontrar uma maneira de utilizar o foguete Atlas V para lançar astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS).

A ULA é uma empresa conjunta da Boeing e Lockheed Martin, que projeta foguetes para as missões dos Estados Unidos ao espaço.

O acordo foi revelado no momento em que o ônibus espacial Atlantis está prestes à regressar para a Terra em sua última viagem após três décadas de voos espaciais.

A Nasa estima que levará ao menos quatro anos até que os Estados Unidos possam transportar seus astronautas à ISS em outro veículo, após a parceria com o foguete russo Soyuz.

"A parceria com a ULA poderia acelerar o desenvolvimento de um sistema de transporte de tripulação comercial para a ISS, permitindo à Nasa concentrar seus recursos numa exploração mais além da órbita baixa da Terra", disse o diretor da Agência espacial americana, Charles Bolden.

    Leia tudo sobre: nasaespaçoônibus espacial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG