Nasa divulga fotos da superfície de Mercúrio

Imagens obtidas pela sonda Messenger revelaram um planeta marcado por crateras

AFP |

A Nasa comemorou nesta quarta-feira (30) a chegada de centenas de surpreendentes fotografias do Mercúrio enviadas pela sonda Messenger, que começou a orbitar e registrar o misterioso planeta, o mais próximo do Sol.

Depois de uma viagem de mais de seis anos e meio e 7,9 bilhões de km, a nave entrou na órbita do planeta em 17 de março.

Na terça-feira, começou a desvendar segredos do pequeno planeta, onde as temperaturas alcançam os 427 graus Celsius de dia e caem a menos de 100 graus Celsius à noite.

"Na manhã de hoje, às 09h20 GMT (06h20 de Brasília), a Messenger tirou esta histórica imagem de Mercúrio", informou a Nasa nesta terça-feira. "Essa imagem é a primeira que se obtém de uma nave espacial em órbita sobre o planeta mais interno do sistema solar", completou.

A parte superior da primeira imagem mostrava uma cratera incomum chamada Debussy, enquanto a parte inferior mostrava uma porção de Mercúrio próxima a seu polo sul, que nunca tinha sido vista por uma nave espacial, segundo a Nasa.

A nave liberou mais imagens nesta tarde, em conjunto com uma coletiva de imprensa de especialistas na qual foram discutidas as descobertas.

"Toda a equipe da Messenger está contente com o fato de a nave e os instrumentos terem procedido de acordo com o plano", disse o porta-voz da missão, Sean Solomon, do Instituto de Ciência Carnegie de Washington.

A sonda foi lançada em agosto de 2004 e viajou em meio a "uma série de condições extremas", afirmou a Nasa.

    Leia tudo sobre: espaçonasamercúriosondaciência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG