Ônibus espacial teve lançamento adiado por causa de problemas no sistema de aquecimento

Ônibus espacial Endeavour tem os sistemas eletricos testados antes do lançamento
NASA
Ônibus espacial Endeavour tem os sistemas eletricos testados antes do lançamento
A agência espacial americana definiu a próxima segunda-feira (16) como dia para o último lançamento do ônibus espacial Endeavour  A nave partiria no dia 29 de abril para sua missão final, mas teve o processo cancelado por causa da detecção de problemas no sistema de aquecimento momentos antes da decolagem.

Os sistemas já foram testados, mas ao longo desta semana novos testes e checagens serão feitos. “O problema não está mais na nave ou em seus eletrônicos”, disse Mike Leinbach, diretor de lançamento. O equipamento foi trocado e testado no dia 4 de maio.

Caso o problema se apresente novamente ou condições meteorológicas impeçam a decolagem no dia 16 de maio, outras tentativas poderão ser realizadas até o dia 26 de maio (exceto no dia 21 por causa do calendário de lançamento e decolagens do foguete russo Soyuz, que também acopla na Estação Espacial Internacional).

A missão STS-134, a última da Endeavor, vai durar 16 dias - dois a mais que o previsto inicialmente. A tripulação vai levar um Espectômetro Alfa magnético (MAS, da sigla em inglês) e peças de reposição.

Os lançamentos cancelados da Endeavour tendem a atrasar o último voo de ônibus espacial, quando a Atlantis será lançada para sua missão final, cuja data oficial, até agora, é 28 de junho.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.