Nasa captura primeira imagem de asteroide gigante Vesta

Sonda Dawn está se aproximando de corpo celeste e deve chegar a sua órbita no dia 16 de junho

iG São Paulo |

NASA
Nasa consegue a primeira imagem do asteroide gigante Vesta, o ponto mais brilhante
A sonda Dawn conseguiu, pela primeira vez, capturar imagem do asteroide gigante Vesta. A imagem foi feita na semana passada a 1.210.170 quilômetros de distância onde o asteroide aparece como uma pequena mancha brilhante cercada por estrelas. A expectativa da agência espacial americana é que a sonda alcance a órbita do asteroide no dia 16 de junho, quando ele estará a 188 milhões de quilômetros da Terra.

Dawn foi lançada em 2007 transportando câmeras e instrumentos para estudar a superfície do asteroide que orbita o Sol. Vesta fica a cerca de 193 milhões de quilômetros da Terra. Após investigar o asteroide Vesta, a sonda se dirigirá para Ceres, um asteroide ainda maior.

Astrônomos acreditam que Vesta e Ceres tenham evoluído em diferentes partes do sistema solar há mais de 4,5 milhões de anos, no mesmo período em que ocorreu a formação dos planetas rochosos como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Vesta, descoberto em 1807, é menor que Ceres, com um diâmetro de 520 km e superfície rochosa, sem sinais de água ou calor interno.

Leia mais:
Sonda espacial da Nasa se aproxima de asteroide gigante


(Com informações da AP)

    Leia tudo sobre: asteroidevestaceresnasaespaço

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG