Nasa apresenta pela 1ª vez imagens completas do Sol

As imagens em 3D contribuirão para prognósticos climatológicos. Veja vídeo

iG São Paulo |


A Nasa, agência espacial americana, apresentou neste domingo (6) pela primeira vez imagens da superfície solar e de sua atmosfera, que darão uma visão do astro e ajudarão a melhorar os prognósticos climatológicos.

"Pela primeira , podemos observar a atividade solar em toda sua glória em 3 dimensões", disse Ângelo Vourlidas, membro da equipe científica STEREO no Laboratório de Pesquisa Naval em Washington, DC.

Este trabalho é o resultado das observações realizadas pelas duas sondas solares do Observatório de Relações Solares -Terrestres (Stereo, por sua sigle em inglês), que a Nasa enviou em 2006.

NASA
Na ilustração, duas sondas em pontos opostos do Sol para estudar como fluxo de energia e de matéria solar afeta à Terra
"Este é um grande momento para o estudo do Sol," disse Vourlidas. "STEREO revelou o sol como ela realmente é: uma esfera de plasma quente e intrincada de campos magnéticos".

As sondas foram enviadas a pontos diametralmente opostos do Sol para estudar como afeta o fluxo de energia e de matéria solar à Terra.

Seus instrumentos proporcionaram uma nova visão do sistema solar e em 2007 geraram as primeiras fotografias tridimensionais do Sol.

"As novas imagens ajudarão a melhorar o planejamento de futuras missões de naves espaciais robóticas ou com tripulação para o sistema solar", afirmou a Nasa em comunicado.

 (Com informações da EFE)

    Leia tudo sobre: solespaçonasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG