Nasa adia em um dia lançamento de jipe-robô para Marte

Curiosity será lançado no dia 26 de novembro e tem como objetivo investigar se houve vida em Marte

AFP |

Nasa
Curiosity deve ser lançado no dia 26 de novembro
A agência espacial americana adiou em um dia o lançamento do maior jipe-robô já enviado a Marte, agora previsto para 26 de novembro.O adiamento "dará tempo à equipe para remover e substituir a bateria do sistema de finalização de voo", anunciou a Nasa em um comunicado.

O voo agora está agendado para as 10h02 (locais, 13h02 de Brasília) de sábado, da estação da força aérea em Cabo Cañaveral, na Flórida. A janela de lançamento permanecerá aberta por 1 hora e 43 minutos.

NASA/JPL-Caltech/ASU
A cratera Gale está posicionada em uma área de pouca altitude em Marte
Também conhecido como Curiosity, o veículo é um avançado robô de US$ 2,5 bilhões, equipado com câmeras de vídeo e um sofisticado kit móvel de ferramentas para analisar rochas e o solo do planeta vermelho.

Com seis rodas, feixe de laser, brocas, câmeras que simulam a rotação dos olhos e um laboratório embutido, a Curiosity é "a máquina dos sonhos do cientista de Marte", elogiou Ashwin Vasavada, vice-encarregado de projeto do Mars Science Laboratory, no Laboratório de Jatopropulsão da Nasa.

Em Marte, o Cuiriosity explorará a Cratera Gale, ao sul do equador do planeta, onde há uma variedade de solos e uma pequena montanha que dará à máquina a oportunidade de escalar e analisar amostras em diferentes altitudes.

Mas o robô enfrentará uma longa jornada de 570 milhões de quilômetros para chegar ao planeta, percurso que levará cerca de oito meses e meio para ser percorrido, antes do pouso, previsto para agosto de 2012.

O objetivo principal da missão do robô Curiosity é verificar se existiu vida em Marte.

Leia mais notícias sobre o Curiosity:
Robô Curiosity vai pousar em uma grande cratera de Marte
Robô Curiosity se prepara para aterrissar em Marte em 2012
Após série de atrasos, Nasa prepara lançamento de robô para Marte
Entraves financeiros ameaçam missão a Marte
Nasa desiste oficialmente do Spirit

    Leia tudo sobre: curiosityespaçomartenasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG