Nasa adia em 24 horas lançamento do satélite Aquarius

Atraso acontece por conta de verificação de problemas no foguete que lançará o equipamento em órbita

AFP |

A agência espacial americana (Nasa) adiou em 24 horas o lançamento do satélite Aquarius esta quinta-feira, destinado a melhorar a compreensão do sistema climático terrestre, mediante o mapeamento das concentrações de sal na superfície dos oceanos.

O Aquarius será lançado esta sexta-feira por um foguete Delta 2, a bordo de um lançador da base aérea de Vandenberg, na Califórnia (oeste). A janela de lançamento de cinco minutos será aberta às 14H20 GMT, informou a Nasa em um comunicado.

Esta reprogramação permitirá à equipe de lançamento fazer comprovações, após ter sido detectada uma anomalia no programa de aviônica do foguete Delta 2 na quarta-feira, dia inicialmente previsto para o lançamento, referente à velocidade dos ventos.

As previsões meteorológicas para a sexta-feira indicam 100% de probabilidade de condições favoráveis a um lançamento, informou a agência americana. O satélite Aquarius/SAC-D (Satélite de Aplicações Científicas) é o resultado de uma colaboração entre a Nasa e a agência espacial argentina, a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE).

    Leia tudo sobre: nasasatéliteaquarius

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG