Pequeno ou grande? Quando se trata do órgão sexual, tudo depende da sua espécie, meu amigo

A notícia que uma lula encontrada nas Ilhas Malvinas tem um pênis do comprimento do seu corpo causou certo espanto hoje (07), mas ela está longe de ser exceção. Na natureza, o tamanho do aparelho reprodutor masculino pode ter proporções curiosas em relação ao corpo de diferentes espécies.

Sim, de modo geral, o pênis de um animal é proporcional ao seu corpo, mas esse tamanho pode varia muito entre as espécies. A baleia-azul ( Balaenoptera musculus ), que chega a ter mais de 30 metros de comprimento, é considerada pelos cientistas a espécie mais bem dotada do reino animal, pelo menos em termos absolutos: o órgão sexual de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento -- mas isso significa apenas 7% do tamanho de seu corpo.

Nesta proporção também se enquadra o homem. Em média, o tamanho médio dos pênis humanos varia entre 12 e 15 centímetros em estado ereto, apesar de depender de diversos fatores como raça e tamanho da pessoa. Em um indivíduo de 1,80 metro de altura, isso significa cerca de 7% do tamanho do corpo.

Entre os animais terrestres, o pênis do elefante africano ( Loxodonta africana ), animal que mede até 8 metros de comprimento, é o maior e chega a atingir até 1,5 metro (18% do tamanho do corpo do animal).

Já o musaranho ( Suncus etruscus ), com seus 2,5 centímetros de comprimento, é o menor mamífero do mundo e também possui o menor órgão em termos absolutos, com cerca de 5 milímetros, 20% de seu tamanho. Porém, proporcionalmente, ganha do homem e do elefante.

Sabe-se ainda que os pênis de alguns crustáceos, que vivem fixos em rochas, chegam a medir até oito vezes o comprimento de seu corpo, a fim de localizar e acasalar com parceiros distantes.

O campeão
Outro campeão é bastante improvável: a lesma-banana ( Ariolimax dolichophallus ), cujo nome científico já entrega seus dotes consideráveis (dollichophallus é latim para "pênis grande"), tem o maior pênis em relação ao tamanho do corpo. Enquanto o molusco mede 15 centímetros, seu órgão sexual tem mais de 80 centímetros, chegando a ser mais de cinco vezes maior que o corpo do animal.

O tamanho do pênis diz muito sobre as práticas sexuais de uma espécie. Em espécies monogâmicas, os órgãos genitais masculinos costumam ser pequenos em relação ao corpo e sem muitos adornos. Já as espécies cujas fêmeas cruzam com vários machos, os pênis são maiores, e podem vir com “acessórios”, como ranhuras e ferrões.

Outras espécies simplesmente não têm o órgão: salamandras macho depositam seu sêmen no chão e a fêmea o coleta. Entre os pássaros, são poucos os que sequer têm pênis – a grande maioria das aves usa a cloaca para copular. Mas quando um deles dá para ser bem-dotado, sai de baixo: o pato Oxyura australis mede apenas 40 cm, mas seu pênis pode chegar a 28,5 cm - 70% do seu tamanho. As patas devem ser doidinhas por ele.

(Com reportagem de Thiago André, especial para o iG )

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.