Movimento do corpo poderá recarregar iPod e celular

Nanotecnologia ajuda a criar dispositivos que geram energia com o movimento do corpo

iG São Paulo |

Getty Images
Será possível recarregar a bateria do iPod ao praticar esportes como a corrida
Cientistas criaram o primeiro dispositivo do mundo que usa nanotecnologia para gerar energia com o movimento do corpo, suficiente para carregar aparelhos como iPod e celulares. Vinte mil nanofios – invisíveis a olho nu – amontoados em três centímetros quadrados produzem eletricidade quando são empurrados ou puxados com o movimento corporal.

O estudo, publicado na revista científica Science, foi feito por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia. O dispositivo poderá ser colocado em roupas e em sapatos e, segundo os pesquisadores, uma caminhada curta já poderia produzir energia suficiente para carregar um celular.

O dispositivo gera uma pequena corrente elétrica quando submetido a uma pressão. Por enquanto, a tensão pode chegar a 1,26 volts – o que corresponde a uma pilha AA. Mas, de acordo com os cientistas, em breve o dispositivo deverá produzir volumes maiores de energia. Zhong Lin Wang, um dos coordenadores do estudo, acredita que em quatro anos, a tecnologia deve chegar ao consumidor.

Leia tudo sobre: nanotecnologiamovimentocorrida