Motogerador a etanol entra em operação na Antártida

Combustível vai abastecer equipamentos dos programas científicos realizados na estação Comandante Ferraz

AE |

selo

O motogerador a etanol responsável por iluminar a Estação Antártica Comandante Ferraz, na Antártica, iniciou as operações ontem, de acordo com a Petrobras. A estatal brasileira será responsável por fornecer 350 mil litros de etanol para abastecer o equipamento, que tem capacidade para suprir toda a energia necessária às operações e aos programas científicos realizados na estação.

De acordo com a Petrobras, a partida na operação do motogerador a etanol é um dos eventos que marcam os 30 anos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), gerenciado pela Marinha do Brasil. O programa também tem a parceria da Petrobras e da Vale Soluções em Energia (VSE), responsáveis pelo desenvolvimento do biocombustível e do equipamento.

Leia mais: Brasileiros viajam ao Polo Sul para estudar evolução do clima

Com a iniciativa, o Brasil será o primeiro país do mundo a utilizar biocombustível para produção de energia no continente. "A partir de agora e durante um ano, o motogerador vai operar em total sincronismo com os motogeradores já existentes a diesel, preservando o parque energético atual como uma medida adicional de segurança", destacou a Petrobras em comunicado.

    Leia tudo sobre: etanolbiocombustível

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG