Mutillidae " / Mutillidae " /

Motivo para diversidade de vespas pode não ser verdadeiro

Isolamento entre grupos, gerando espécies diferentes, não explica a quantidade de espécies da vespa Mutillidae

Vespas noturnas Mutillidae : mais de 300 espécies diferentes nos Estados Unidos
Existem mais de 300 espécies da formiga noturna do gênero (que na verdade, são vespas que lembram formigas) nos desertos ao sul dos Estados Unidos. A explicação simples para essa incrível diversidade é que quando as Montanhas Rochosas surgiram, há milhões de anos, muitos desertos isolados se formaram, deixando amplas oportunidades para a especiação. Porém, a explicação simples pode não ser a correta.

James Pitts, entomologista da Universidade Estadual do Utah, descobriu evidências de que aproximadamente 37% dessas espécies surgiram milhões de anos depois da formação da cadeia montanhosa. Seu relatório aparece na revista Molecular Phylogenetics and Evolution.

“Na verdade, um grande percentual se desenvolveu na era do gelo”, afirmou Pitts, referindo-se à época do Pleistoceno – período de 10 mil a 2 milhões de anos atrás, com muitas glaciações.

Ele e seus colegas combinaram dados moleculares coletados de vespas vivas com dados de espécimes antigos fossilizados. Em seguida, criaram um algoritmo matemático para atribuir datas de origem a cada espécie conhecida da vespa Mutillidae nessa área.

Pesquisas anteriores na região focaram em vertebrados, que levam muito mais tempo para evoluir do que invertebrados como as vespas. “Elas possuem tempos mais curtos de geração”, explicou Pitts.

“Deveríamos esperar que elas evoluíssem mais rapidamente que pássaros e mamíferos, e foi isso que descobrimos”. No total, existem mais de 5 mil espécies dessas vespas em todo o mundo. Pitts e seus colegas estão atualmente expandindo seu estudo de especiação das vespas às Américas Central e do Sul.

Leia tudo sobre: vespasespeciaçãomontanhas rochosas