Moscas vestidas para conquistar

Machos de uma espécie recém-descoberta apresentam protuberância em uma das patas. Cientistas acreditam assimetria seja um atrativo

No reino animal é comum que os machos tenham ornamentos, como penas brilhantes, para impressionar as fêmeas de sua espécie. Porém, uma espécie de moscas recém-descoberta no Japão acrescenta algo novo ao jogo de exibição sexual.

A ornamentação, uma protuberância com o formato de uma luva de boxe, aparece com frequência em apenas uma das patas frontais da mosca. As moscas foram encontradas nas regiões florestais do Monte Fuji. Enquanto alguns machos tinham o ornamento em ambas as pernas, e alguns em nenhuma, muitos tinham a saliência em apenas uma perna.

Os pesquisadores descrevem sua descoberta na revista “Biology Letters”.

“É difícil explicar por que elas são assimétricas – poderia significar que a mosca pousa sobre um galho e coloca uma perna para cima para atrair fêmeas”, disse Adrian Plant, taxonomista do Museu Nacional de Gales e um dos autores do estudo. “Precisamos de mais observações dos insetos em campo”.

Dos 33 machos coletados, 14 possuíam uma perna ornamentada, e os restantes tinham as duas ou nenhuma. O fato de tantas delas serem assimétricas levou os pesquisadores a acreditar que isso era mais do que apenas uma aberração da natureza.

O que parece claro é que a luva de boxe atrapalha a habilidade da mosca de voar com eficiência, o que contribui à ideia de que sua função seria atrair fêmeas.

“É como usar um corte de cabelo desordenado”, afirmou Plant.

Ainda são necessárias pesquisas adicionais, mas é possível que as luvas também contenham glândulas produtoras de seda – que ajudaria as moscas a capturar presas e exibir suas capturas a potenciais parceiras.

Tradução: Pedro Kuyumjian