Vietnã cria reserva para raro "unicórnio asiático"

De acordo com especialistas, há menos de cem indivíduos desta espécie na natureza e nenhum deles sobreviveu ao cativeiro

iG São Paulo |

AP Photo/WWF
A reserva natural na província de Quang Nam, no Vietña, é rica em biodiversidade e estima-se que abrigue de 50 a 60 saolas
Uma reserve natural foi criada no Vietnã para a preservação a espécie saola, criticamente em risco de extinção. Os saolas se parecem com veados ou antílopes com dois chifres, mas é localmente conhecido como “unicórnio asiático”.

Acredita-se que existam menos de cem indivíduos que são ameaçados principalmente por caçadores que querem seus chifres. De acordo com o grupo ambientalista WWF, nenhum sobreviveu em cativeiro.

Saola são animais reservados e vistos raramente -- nenhum biólogo conseguiu registrá-lo na vida selvagem. Por conta desta característica, eles foram comparados aos unicórnios, apesar do fato de que eles têm dois chifres e não serem aparentados com equinos.

A área reservada na província de Quang Nam é rica em biodiversidade e estima-se que abrigue de 50 a 60 saolas, disse Pham Thanh Lam, diretor do Departamento Florestal da província. A reserva de 15.800 hectares está localizada nas montanhas Annamite, ao longo da fronteira com o Laos.

“A caça é uma maneira de ganhar a vida”, disse Lam. “Os caçadores não vão poupar os saolas, por isto é necessário criar condições para que as pessoas consigam se manter para então minimizar a caça de animais selvagens, incluindo os saolas”, disse.

Os esforços para proteger a espécie incluem campanhas de educação e emprego, além do patrulhamento da reserva natural, que proporcionam um rendimento estável à população local, disse Lam.

O saola foi descoberto pela primeira vez em 1992, na reserva vietnamita Vu Quang, perto da fronteira do país com Laos. Com seus longos chifres brancos e marcas faciais, os antílopes Saola se assemelha aos antílopes do Norte de África, no entanto, estão mais relacionados ao gado selvagem.

Leia também:
Raro “unicórnio” asiático é visto pela primeira vez em 10 anos

    Leia tudo sobre: saolaconservação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG